Pronto Kids

o PRONTOKids é uma atividade de extensão que atende crianças do Ensino Fundamental I e II, com atividades diversas, visitas monitoradas, workshops e oficinas, com o intuito de demonstrar a tecnologia como aliada da criatividade. De forma lúdica e possível a utilização de equipamentos como corte a laser e impressão 3D envolve os visitantes em oportunidades de conhecimento dos meio automatizados de materialização da forma.

PRONTOKids MAPS

A inclusão por meio da socialização do conhecimento e da prática de elaboração e uso de recursos lúdicos acessíveis, bem como as tecnologias de materialização da forma em corte laser, estão presentes nesta atividade que permeia a confecção e uso do mapa do Brasil como meio para tal. O público foi composto por um mix de crianças do ensino fundamental, com e sem deficiência, com grupos heterogêneos em relação à idade e ano escolar.

PRONTOKids Impressao3D

A oficina foi direcionada a crianças entre 8 e 9 anos de idade, visando a interação Digital-Material, por meio da tecnologia de impressão 3D em FDM, de forma lúdica e interativa. A atividade teve parceria com alunos do Curso de Pedagogia/UFSC, fazendo estágio de docência no Colégio de Aplicação / UFSC. Na atividade, cada aluno, do terceiro ano do ensino fundamental, criou, previamente em sala de aula, um pequeno desenho (2D) que representasse um animal em extinção. O desenho, foi convertido digitalmente pelos estagiários do PRONTO3D e, no dia da oficina, os alunos puderam aprender a materializá-los com impressão 3D, e levar suas criações para casa.

PRONTOKids Abelha

O evento contempla oficina direcionada para crianças entre 7 e 8 anos de idade, visando a introdução de tecnologia de corte laser de forma lúdica e interativa. Na atividade, cada aluno, do terceiro ano do ensino fundamental, teve o aprendizado pelo contato com a tecnologia de corte laser em papel couro, para a execução tridimensional de uma libélula. A escolha do tema vem ao encontro de diversas atividades sendo desenvolvidas pela professora Mariza Campos, do Colégio de Aplicação da UFSC, em sala de aula, que visam a conscientização e prevenção da DENGUE. Desta forma, a interação digital-material se torna interativa, prática e ao mesmo tempo instiga a montagem e noção de espacialidade de objeto materializado pela sua própria criação, com um tema de profunda importância no cenário nacional.

PRONTOKids Dino

O evento contempla uma oficina direcionada para crianças entre 7 e 8 anos de idade, visando a introdução de tecnologia de corte laser, de forma lúdica e interativa, para o aprendizado básico da alfabetização. O objeto é mostrado em forma digital e posteriormente enviado à sua materialização em corte laser. Cada participante recebe um Kit com peças previamente cortadas e identificadas com letras do alfabeto para montagem de um dinossauro, seguindo a ordem alfabética. Desta forma, a interação digital-material se torna interativa, prática e ao mesmo tempo instiga a montagem e noção de espacialidade e a curiosidade na produção.

PRONTOKids Oficina do Sapo

Como estudo para identificação das formas válidas e corretas na linguagem, os jogos de lógica se dedicam a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. O jogo do Desafio dos Sapos é um teste simples de raciocínio lógico em que se troca os sapos de lado de um tabuleiro, os movendo na sequência correta para conseguir um resultado válido. A oficina tem estrutura totalmente prática em que os alunos recebem explicações sobre lógica e como praticar no jogo desenvolvido (Desafio do Sapo). Paralelamente, recebem instruções sobre a produção automatizada de materialização da forma visando o corte laser de papel e montagem manual para a obtenção das peças do jogo. Os alunos tem a oportunidade de conhecer as tecnologias de corte e acompanhar a produção das peças que serão por eles montadas para o desafio.

PRONTOKids Cookie Maker

Nesta edição, as atividades se direcionam para o envolvimento e conhecimento de impressão 3D (tecnologia FDM) como ferramenta para a materialização de produtos. O tema permeia a confecção de cortadores de bolachas, fabricados em impressão 3D, com temas acerca da alimentação saudável, juntamente à produção da massa, montagem e seu cozimento. Com o cuidado da equipe do PRONTO3D, foram assadas 140 bolachas, em diversos formatos, e degustadas ali mesmo, acompanhadas de um suquinho.

PRONTOKids Tartarugas

Nesta edição, as atividades se direcionam para uma oficina de elaboração de réplicas de tartarugas ameaçadas de extinção do litoral brasileiro, por meio da fabricação digital. Em parceria com o Projeto Tamar, a atividade mostra o uso de novas tecnologias de produção automatizada, corte laser e impressão 3D, para o reconhecimento das diferentes espécies de forma lúdica e interativa. Um sistema com moldes de silicone foi idealizado para que as crianças possam rapidamente moldar as diferentes espécies em massa de modelar. Trabalho vencedor do 2º. Lugar no 2019 Chevron STEM Education Award. Todo o processo de concepção e desenvolvimento para replicar a oficina, pode ser acessado neste LINK.

PRONTOKids POP-Up Minas

A oficina visa entender e preservar o patrimônio histórico cultural do país, aliando a tecnologia de materialização da forma em corte laser como meio de entendimento espacial. Chamado de “Pop-Up Minas", os alunos do 9. ano do ensino fundamental tem a oportunidade de ter contato com tecnologia de corte laser para a criação de réplicas de igrejas do patrimônio cultural brasileiro em Minas Gerais. O trabalho se completa com a montagem manual das igrejas escolhidas, em técnica de "Pop-Up", ou seja, corte, dobra e montagem, em papel, tamanho A4.

Pronto 3D

Para qualquer informação adicional, teremos prazer em atendê-lo. Entre em contato.

Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Reitor João David Ferreira Lima Trindade, Florianópolis, SC

Google Maps

pronto3d@gmail.com

Seu email foi enviado, obrigado!
Ocorreu um erro na hora de enviar o email, tente novamente
Loading...
Por favor insira um nome valido
Por favor insira um assunto na mensagem
Por favor escreva algo no corpo da mensagem

Apoio

Grupos de Pesquisa

Laboratórios Parceiros